Marketing de Conteúdo – a base de um negócio digital

Você já deve ter ouvido falar em Marketing de Conteúdo. Inclusive, existe um expressão famosa entre os marketeitos que diz: O CONTEÚDO É REI.

E sim. Ele é de longe a melhor estratégia que você pode adotar em seu negócio digital.

Pense da seguinte forma. As pessoas estão na Internet por três motivos basicamente: entretenimento, comunicação/conexão com outras pessoas, e busca de informações/aprendizado.

Em nosso caso, vamos considerar aqueles que buscam informação e conhecimento.

Seguindo nosso raciocínio, o usuário entra na internet para buscar uma informação que solucione um problema específico.

Ao entregar a informação que um usuário precisa você cria uma conexão importante com ele. Afinal, você ajudou a resolver um problema. Talvez tenha ensinado uma nova habilidade.

Outras estratégias de marketing digital funcionam? Sim. Mas o conteúdo deve ser a base. Todas as outras estratégias de Marketing devem estar ancoradas no conteúdo de qualidade e relevância.

FORMAS DE ENTREGAR SEU CONTEÚDO

O conteúdo pode ser entregue em diversos formatos.

  • vídeos no Youtube e no IGTV,
  • stories e imagens no Instagram,
  • textos em blogs, redes sociais e emails.

Mas na maioria dos casos todos os conteúdos produzidos no marketing partem dos textos. Você faz um texto e deste texto você cria os outros formatos.

Você precisa ser um expert em redação? Não necessariamente. Mas é importante que você faça suas anotações. Seja em um caderno, ou no aplicativo de notas do seu celular.

A partir dessas anotações você vai conseguir produzir um conteúdo de muito mais qualidade e valor para seu Avatar.

CONVERSE COM O SEU AVATAR

Tenha seu Avatar sempre em mente. Eu mesmo deixo uma folha impressa com ele em minha mesa. Não sai por aí produzindo conteúdos aleatórios. Defina as dores e as ambições do seu Avatar e apresente soluções práticas e aplicáveis.

Pense nos interesses do seu Avatar e entregue logo o valor. Vejo muita gente na internet que enrola o usuário até o fim de um conteúdo e não entrega a solução.

Vá direto ao ponto. Sem enrolar. Entregue o que ele busca.

Imagine que você está conversando pessoalmente com seu Avatar. Sim, ele está aqui na sua frente. Pessoalmente. Simplesmente explique para ele, da melhor forma possível, o que ele busca.

Dessa forma você se posiciona como referência no assunto. Este é o ponto chave.

Lembre-se que nem todo mundo que faz uma busca na internet para resolver um problema é especialista naquele assunto. Muito pelo contrário. A grande maioria é iniciante.

Tudo isso é contra intuitivo. Pode parecer que você está entregando algo sem receber nada em troca. Mas acredite. É exatamente assim que funciona.

O QUE DEFINE UM CONTEÚDO DE QUALIDADE

Em primeiro lugar você deve entregar aquilo o que promete. Deve também ser aplicável e de fácil entendimento.

Sobre o Autor

Rodrigo Andrade
Rodrigo Andrade

Empreendedor digital desde 2005, apaixonado por internet marketing, especialista em Wordpress, Facebook Ads, Google Ads e SEO.

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