Nesse tutorial passo a passo vou te ensinar a Impulsionar um Post do Instagram pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads.

Nesse exemplo vamos criar uma campanha com “Objetivo de Engajamento”.

PASSO 1 – Abra o seu Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads.

Clique aqui: https://business.facebook.com/adsmanager/


PASSO 2 – Clique no botão criar no canto superior esquerdo.


PASSO 3 – Escolha um objetivo da campanha

Existem 11 objetivos de campanha. É importante definir o objetivo correto para que o Facebook consiga veicular a campanha com eficácia.

Nesse tutorial não vamos estudar as características de cada um dos objetivos.

Vamos trabalhar com o objetivo de Engajamento. Porém, a forma de configurar a campanha é praticamente igual para todos os objetivos.

Seguindo…

Na tela “Escolha um Objetivo de Campanha“, marque a opção “Engajamento“.


PASSO 4 – Role a tela pop-up.

  • Role a tela pop-up para baixo.
  • Deixe marcado a opção: “Engajamento com a publicação”.

PS. – Escolhendo esse objetivo o Facebook mostrará o seu anúncio para pessoas com maior possibilidade de curtir e interagir com seu post.


PASSO 5 – Clique na setinha

Clique na setinha para abrir mais opções de configuração.


PASSO 6 – Dê um nome à sua campanha (opcional).

  1. Comece dando um nome à sua Campanha.
  2. Dê um nome ao Conjunto de Anúncios.
  3. Nomeie o seu Anúncio.
  4. Clique em continuar.

PASSO 7 – Configuração da Campanha.

  1. Na coluna da esquerda você acompanha a hierarquia da sua campanha.
  2. Nesse caso, a Campanha contém um Conjunto de anúncio. E o Conjunto de Anúncio contém um Anúncio.
  3. Configuramos o nome da nossa Campanha no passo passado.
  4. Clique em continuar para seguir para as configurações do Conjunto de Anúncios.

PASSO 8 – Configuração do Conjunto de Anúncios.

PS. É aqui que a mágica do Facebook Ads acontece.

Na coluna da esquerda você acompanha a hierarquia da campanha e em que nível estamos trabalhando.

Aqui estamos no nível do Conjunto de Anúncio.

  1. Configurar o nome do Conjunto de Anúncios (já fizemos isso no passo 6).
  2. Orçamento: Eu defini o orçamento diário em R$6,00. Esse é o valor diário mínimo que o Facebook permite no momento que estou escrevendo esse texto.
  3. Programar – Aqui, eu defini a data de início e data de término de veiculação da campanha.
  4. Definição de público – o Facebook Ads mostra o alcance potencial da campanha.
  5. Estimativa de resultados diários: o Facebook prevê que meu anúncio alcançará de 192 a 556 pessoas. E que um número entre 42 a 122 pessoas engajarão com a publicação.

Configurando o público

Nesse ponto vamos configurar o público, ou seja, para quem vamos direcionar nosso anúncio.

6. Localização: você pode anunciar para um país, estado, cidade, ou até para um CEP específico. Vou deixar Brasil como definição.

7. Idade: vamos deixar aberto. Quero anunciar para pessoas de todas as idades.

8. Gênero: quero anunciar tanto para homens quanto para mulheres.

PS. No caso desse anúncio, quero deixar essas definições amplas. Esse é um anúncio de teste. Meu objetivo é que o Facebook encontre e construa um público que interaja com minha publicação. O Facebook encontrará, baseado em sua “inteligência”, pessoas interessadas nesse meu conteúdo.

PS.1. Saber definir bem o seu público é essencial para que seus anúncios deem resultado.

9. Direcionamento detalhado: aqui é possível encontrar pessoas baseado-se nos interesses, em dados demográficos e no comportamento. Exemplo: pessoas veganas que tem interesse entregas por delivery.

10. Idiomas: você pode definir o público pelo idioma. Geralmente deixo como padrão.

11. Salvar esse público: depois de definir todas as opções você pode salvar esse público para utiliza-lo em outras campanhas.

Posicionamentos

Agora que já definimos para qual público vamos mostrar o nosso anúncio chegou a hora de configurar onde esse anúncio será veiculado.

Se você escolher posicionamentos automáticos o Facebook tentará encontrar os locais com melhor custo benefício para seus anúncios.

Nesse caso seu anúncio poderá rodar em qualquer posicionamento que compõe a rede do Facebook. São eles: Facebook, Instagram, Audience Network, e no Messenger.

Vamos deixar marcado “Posicionamentos Manuais”.

Mais abaixo, em “plataforma”, vamos deixar marcado apenas Instagram e desmarcar as outras plataformas.

Vamos deixar marcados o Feed do Instagram e Explorar do Instagram.

Esse anúncio só vaia aparecer nesses dois locais.

Por último, clique em avançar. Encerramos a configuração do nosso Conjunto de Anúncio.


PASSO 9 – Configurações do Criativo (Anúncio)

Na coluna da esquerda o Facebook Ads mostra que estamos trabalhando no nível de anúncio.

Agora chegou a hora de configurar o “criativo”.

Chamamos de criativo a peça publicitária em si (vídeos, imagens, arte/design, texto).

No bloco identidade vamos escolher a Página do Facebook e o Perfil do Instagram para rodar o anúncio.

Para rodar um post que já existe no seu Instagram, em “Configuração do anúncio”, deixe marcado “Usar publicação existente”. Nesse ponto você pode escolher criar um anúncio do zero.

Na janela “Selecionar publicação” vamos clicar em Instagram.

Serão exibidos todos os posts do Instagram.

Vou selecionar o post que eu desejo impulsionar e depois clicar em continuar.

Agora bastas configurar a URL do anúncio, ou seja, o endereço do site que você quer mandar o usuário.

Nesse caso quero apontar o anúncio para o meu próprio perfil do Instagram. Coloquei a URL: https://www.instagram.com/digao.on/.

Do lado direito você tem uma prévia de como o seu anúncio ficará.

Se estiver tudo ok basta clicar no botão “Publicar”.

Pronto. Finalizamos aqui a criação desse anúncio.

A tela avisa que seu anúncio foi publicado e está em análise pelo Facebook.

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Sobre o Autor

Digão
Digão

Empreendedor digital desde 2005, apaixonado por internet marketing, especialista em Wordpress, Facebook Ads, Google Ads e SEO.

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