Como criar um perfil no Instagram para reter as pessoas e convertê-las em clientes pagantes?

Neste post você vai aprender a preparar o seu perfil do Instagram por completo. Ao chegar no seu perfil do Instagram, as pessoas vão gostar, e querer te seguir. Seu perfil deve despertar o desejo da pessoa seguir.

A primeira coisa que vem em mente é: devo usar aquele meu perfil antigo, que contém meus tios, minhas tias, meus amigos para trabalhar no Instagram?

POSSO USAR UM PERFIL ANTIGO?

É melhor que você não utilize seu perfil familiar. Vou explicar porque.

No Instagram, o engajamento das pessoas com suas publicações é muito importante. As pessoas tem que gostar do seu perfil, curtir, comentar e compartilhar suas publicações. Isso é fundamental.

É através deste engajamento que o Instagram decide se entrega seu conteúdo para mais pessoas ou não. Se muitas pessoas interagem com o seu conteúdo o Instagram considera que ele é relevante.

Deste modo ele irá propagar melhor suas publicações para as pessoas que te seguem. E ainda pode “indicar” seu perfil para pessoas com interesse semelhante. Deste jeito, seu negócio no Instagram cresce.

Voltando ao assunto. Você deve usar o seu perfil pessoal? Aquele que tem sua tia, seu avô, seu amigo nada a ver? 

Melhor não. Eles não vão entender o que você está fazendo. E provavelmente, o envolvimento deles com o seu conteúdo não fará seu negócio no Instagram crescer.

CRIAR UM NOVO PERFIL

Então é melhor você criar um novo perfil. A partir disso, encontre pessoas com interesse genuíno em seu conteúdo. Este público vai engajar mais com suas publicações. Vá atrás das pessoas que se interessam pelo que você tem a dizer.

FOTO DO PERFIL

É melhor que a foto de perfil do seu Instagram seja uma imagem sua. Mesmo que o seu negócio seja uma hamburgueria. É melhor colocar a sua foto do que a de um sanduíche.

Pessoas gostam de interagir com pessoas. Isso gera identificação. Por mais que a foto do seu hambúrguer seja maravilhosa.

Seu perfil pode ser profissional. Mas se ele preservar os aspetos pessoais é melhor. E se for para usar uma logomarca, que seja uma logomarca profissional.

COMO RETER OS SEGUIDORES QUE PASSAM PELO SEU PERFIL?

É importante que você tenha um perfil atraente, que retenha seguidores. Muitas pessoas podem passar pelo seu perfil e escolher não seguir.

Nosso primeiro passo é reter os seguidores. Depois a gente pensa em vender.

Temos que levar em consideração que as pessoas detestam ficar recebendo propagandas o tempo todo. Se você utiliza seu instagram para ficar panfletando seus produtos, pare. As pessoas engajam muito pouco com esse tipo de publicação.

Na sua bio, é melhor usar um texto curto. É desnecessário utilizar muita informação. Use apenas uma frase, uma chamada para ação persuasiva, e um emoji (pois o Instagram é uma rede social visual).

Você pode utilizar três setinhas para baixo apontando para o link de vendas. Mas se você não estiver vendendo nada, é melhor deixar apenas uma frase. Seja objetivo e persuasivo.

Então é isso. Lembrando que não existe uma receita mágica. Faça seus testes. E continue testando.

CUIDANDO DOS 9 POSTS

O que é isso? Cuidar dos 9 posts?

Quando uma pessoa chega em seu Instagram, ela visualiza sua foto, a sua bio, e as últimas 9 fotos que você publicou.

Estes últimos 9 posts ajudam o seu visitante a decidir se vai seguir seu perfil ou não.

Uma boa dica é pesquisar pelos líderes do seu nicho. São aquelas pessoas que possuem um número grande de seguidores. É muito importante também, que este perfil tenha seguidores engajados.

No Instagram, o engajamento é tão importante quanto o número de seguidores.

Faça essa busca e siga pelo menos 5 perfis líderes no seu mercado. Por exemplo, se você atua na área de finanças você pode escolher o Thiago Nigro do canal O Primo Rico. E depois escolher mais quatro semelhantes.

Veja quais publicações neste perfil mais tiveram engajamento (curtidas e comentários). Escolha um ou dois posts e reposte em seu perfil. Dê os devidos créditos à postagem do autor.

Faça isso até completar os nove posts que você precisa para ter um perfil do Instagram mais atraente e que retém pessoas.

Sobre o Autor

Rodrigo Andrade
Rodrigo Andrade

Empreendedor digital desde 2005, apaixonado por internet marketing, especialista em Wordpress, Facebook Ads, Google Ads e SEO.

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