Como Criar Campanhas no Facebook Ads

Estrutura de campanhas do Facebook Ads

As campanhas no Facebook Ads são estruturadas em três níveis:

  1. Campanha
  2. Conjunto de Anúncio
  3. Anúncio

A Campanha está no nível superior hierarquia. Dentro de uma Campanha você pode ter vários Conjuntos de Anúncios. E dentro de cada Conjunto de Anúncio você pode ter vários Anúncios.

Cada nível é responsável por uma configuração específica.

Estrutura de Campanha do Facebook Ads

No nível de Campanha você configura:

  • o Objetivo da Campanha,
  • e pode configurar também o *orçamento

No Conjunto de Anúncio:

  • público,
  • o *orçamento,
  • o período de veiculação,
  • e o posicionamento dos anúncios (onde eles serão veiculados).

No nível de Anúncio você configura:

  • o criativo (imagens, vídeos e textos)

*O orçamento pode ser definido tanto no nível de Campanha quanto no Conjunto de Anúncio.

CAMPANHA

Aqui vamos definir o Objetivo da Campanha. O Facebook trabalha com 11 objetivos.

Objetivos de campanha do Facebook Ads
Objetivos de campanha do Facebook Ads

São eles: Reconhecimento de marca, Alcance, Tráfego, Envolvimento, Instalações do aplicativo, Visualizações de vídeos, Geração de cadastros, Mensagens, Conversões, Vendas do catálogo, e Tráfego para o estabelecimento.

Aqui nesse texto, vou explicar apenas os objetivos principais e que geram mais resultados. Posteriormente vou criar outro post explicando detalhadamente cada um.

Objetivos de campanha do Facebook Ads

Alcance – neste objetivo de campanha você vai alcançar um número maior de pessoas por um custo mais baixo. Com esse objetivo você provavelmente não terá muitas curtidas, compartilhamentos e envolvimento com o post. Então quando você deve usar este objetivo? Quando você quer apenas mostrar algo. Como um lembrete por exemplo. O objetivo de Alcance é muito bom também quando você tem um público muito pequeno. Por exemplo: um delivery local quer anunciar para um bairro específico.

Tráfego – este objetivo deve ser usado quando você quer mandar pessoas para o seu site. Também funciona bem com o link do WhatsApp.

Visualização de Vídeo – quando você quer que uma pessoa veja um vídeo até o final. O Facebook vai procurar as pessoas com maior chance de visualizar o seu vídeo.

Geração de cadastros – neste objetivo de campanha peço que você tenha um atenção especial. O Facebook vem melhorando essa ferramenta e ela vem se mostrando cada vez mais eficaz. Porém, muitos gestores de tráfego preferem gerar cadastros (listas de leads / email) utilizando o objetivo de Conversão direcionando o tráfego para uma landing page com um formulário de captura.

Envolvimento com a publicação – quando você quer que as pessoas curtam, compartilhem, comentem. O Facebook vai mostrar seus anúncios para usuários com essas características.

Participação no evento – quando você quer que as pessoas participem de um evento. Seja ele um evento presencial ou online. Por exemplo: você pode criar um evento convidando as pessoas para uma live.

Mensagem – quando você quer que o cliente entre em contato através de mensagem (direct, WhatsApp).

Vendas no catálogo – esse objetivo é válido para quem tem Ecommerce. Você tem que ter o seu Ecommerce integrado como o Facebook.

Tráfego no estabelecimento – este objetivo de campanha é para levar as pessoas ao seu estabelecimento físico. Hoje, quando escrevo este artigo, esse objetivo não funciona bem. Quem trabalha com estabelecimento físico pode usar o objetivo de envolvimento, e no criativo, chamar as pessoas para conhecer o estabelecimento. Essa estratégia é mais eficaz.

CONJUNTO DE ANÚNCIO

No Conjunto de Anúncio você vai definir o público alvo, o orçamento, o período de veiculação dos anúncios, e os locais que os anúncios serão veiculados.

Orçamento e programação

Você pode definir quanto irá gastar por dia. O Facebook trabalha com o valor mínimo de 1 dólar diário. Hoje o dólar está custando R$5,22.

O valor definido pode variar um pouco para mais ou para menos de um dia para o outro. Mas o Facebook manterá uma média diária no valor que você definiu.

É aqui também que você define a data de veiculação da sua campanha. Você configura o dia e horário que seus anúncios começarão a aparecer.

O término da veiculação é opcional. Você pode definir uma data de término ou fazer isso manualmente mais tarde.

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Sobre o Autor

Rodrigo Andrade
Rodrigo Andrade

Empreendedor digital desde 2005, apaixonado por internet marketing, especialista em Wordpress, Facebook Ads, Google Ads e SEO.

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